Conflito Faz Bem Para o Crescimento



Afligir, infligir e conflitar são termos que trazem em sua origem as idéias de dor, sofrimento, embate, golpe, luta, etc. Dentro das organizações elas se traduzem por conflitos de interesses, de papéis, de poder, de idéias e muitas outras fontes de desentendimento entre pessoas e departamentos.

Sendo geradores de dor e sofrimento, seria de se esperar que os conflitos fossem ferrenhamente evitados entre os membros de um grupo. Quando somos impedidos de fazer algo para atender a uma necessidade nossa, podemos reagir de duas maneiras: resolvendo o problema ou encarando o bloqueio como ameaça. A percepção de ameaça gera ansiedade ou medo e, daí pode levar a agressão ou fuga.

Entretanto senhores, algum grau de conflito e ansiedade é uma condição natural do desenvolvimento humano e não deveria ser tão execrada nos grupos. Não há como, seja numa organização escolar, empresarial ou religiosa, fugir de conflitos. Nós podemos administrá-los, para que esses conflitos não nos faça mal, nem as outras pessoas.

Com tudo, esses conflitos servem para o nosso próprio crescimento, bem como para o crescimento do grupo, gerando intimidade e respeito de ambas as partes.

Aprendemos a respeitar o carater das pessoas, a analisar os problemas como se estivéssemos de fora deles, mesmo quando, na maioria das vezes, estamos sempre dentro deles.

Nestes casos vale buscar a direção do Senhor, para que Ele nos guie. O Senhor haverá de nos orientar em tomar certas decisões.

"Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória." salmo 73:24


Bom dia! Que Jesus te abençoe!


Wagner Montenegro 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário