Uma Vez Por Todas


Senhores,

No velho testamento a função do sacerdote cabia aos descendentes de Arão. O sacerdote era o intermediário entre o povo e a divindade. Era ele que apresentava os sacrificios do povo para o perdão dos pecados, deramando o sangue do animal sacrificado sobre o altar, pois "sem derramamento de sangue não há perdão" (Hb 9.22). O proprio sacerdote tambem necesitava purificar-se dos seus pecados para que estivesse em condições de oferecer o sacrificio do povo.

Mas todos esses sacrificios não tinham valor permanentes. Eles teriam que ser repetidos anualmente. Daí o grande valor do sacrificio de Jesus, o Filho de Deus.

O autor da carta aos Hebreus declara que "precisávamos deste santo, inculpavel, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus", a oferecer o sacrificio eterno, ou seja, "de uma vez por todas". Portanto, Cristo realizou algo de valor permanente, que dispensa quaisquer repetiçoes.

O apostolo Paulo diz isto de forma clara e precisa na sua carta aos colossenses: "Deus, por Cristo, nos perdoou todas as transgressões e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz"(Cl 2.13-15).

Só um sacerdote perfeito, imaculado e santo como Jesus poderia ser ele próprio o sacrificio pelos pecados de toda a humanidade. E por ser imortal, não necessita de sacrificios repetitivos. Nunca mais alguem precisa derramar sangue para remissão do pecado, porque o sacrificio de Cristo foi "uma vez por todas". O necessário agora é que "toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Fp 2.11)

Felizes os que reconhecem o sacrificio de Jesus Cristo em seu lugar.

Tu é sacerdote para sempre. (Hb 7.17)


Jesus abençoe seu dia.


Wagner Montenegro 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário