A FALA

Referencia Bíblica: Jó 42.1-6


Você concorda que a fala é uma habilidade maravilhosa que Deus nos deu? Herdamos dos nossos pais a capacidade de aprender a falar. Uma criança bem nova começa a imitar palavras que houve. Não há animal que possa pronunciar palavras para comunicar seus sentimentos para nós. Quando fala, você mostra a mesma habilidade que no principio Eva possuía no Jardim do Éden. E o inimigo também falou, perfeitamente inteligível. Pena que Eva não rejeitou a tentação naquele momento.

O livro de Jó apresenta homens que falaram, inclusive Jó mesmo. No inicio da história, ele louvou a Deus pelas perdas que sofrera, usando a fala para exaltar Deus. Quando, porém, ouviu as insinuações dos “amigos”, apresentou muitos argumentos contra as acusações. Somente quando Deus o intimou a responder a uma variedade de perguntas, Jó se convenceu de que aquilo que falara não agradou ao Senhor. Finalmente derramou seu coração numa franca confissão de dizer “coisas que não entendia”. Naquele momento recebeu a graça de Deus para pronunciar sinceras palavras de arrependimento. E quando orou pelos amigos que tanto o haviam exasperado (irritado), começou sua plena restauração às condições da vida feliz que gozara antes dos desastres sofridos. Por meio dessas experiências entendeu que não era tão justo como se havia apresentado.

Quando Deus fala conosco, chegamos ao ponto final dos nossos argumentos e recebemos os seus dispositivos para nossa jornada na fé. Jesus, o autor e consumador da nossa fé, nos deixou um belo exemplo, pois, quando os inimigos acrescentaram aos seus sofrimentos a zombaria cruel, “não abriu a boca”. Durante seu ministério, Jesus alertou para o fato de Deus observar aquilo que falamos: “Os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tivemos falado”. (Mt 12:36)

Realmente falar é um dom a ser usado somente para a glória de Deus. E haverá vezes que o silencio falará melhor do que as palavras!

É bom falar, mas é melhor deixar Deus falar primeiro!

Que o seu dia seja muito abençoado!


Wagner Montenegro 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário